Leite é nutritivo e cheio de benefícios. Tem gente que gosta de beber puro, outros com achocolatado, misturando com café, quente ou gelado. Além disso, existe o leite desnatado, semi-desnatado e integral.
Alguns especialistas dizem que cada tipo deve atender as necessidades do nosso corpo. No entanto, existem dúvidas se o leite semi-desnatado engorda.
Mas, qual a diferença desses tipos de leite? Venha continuar lendo este texto para saber mais sobre o leite semi-desnatado e o mistério para saber se ele engorda.
O que é o leite semi-desnatado?
Antes de tirar a nossa dúvida, precisamos explicar o que significa o leite semi-desnatado. Quer dizer que a nata, a gordura do leite, quase não existe. Portanto, ele é aquele leite que tem a sua gordura com uma redução parcial de até 2,9% para cada 100ml do líquido que for produzido.
Com a redução parcial, ele não ajuda a preservar os valores nutritivos do leite.
Para que e quem serve o leite semi-desnatado?
Uma outra característica é ideal para o preparo de outros produtos laticínios, como iogurte, queijos e achocolatado. Além disso, ele é o principal ingrediente para preparo de bolos e massas no geral.
Por ser rico em vitaminas A, D e E, ele é bom para quem tem problemas com cálcio e ajuda a acelerar o metabolismo para que possa manter o peso ou armazenar gordura no corpo.
O leite desnatado ajuda a engordar ou emagrecer?
O leite desnatado, como o nome já diz, tem a sua gordura (nata) totalmente retirada (ou quase) e só apresenta, no máximo, 0,5% de gordura. Entretanto, ele tem mais proteínas do que o semi-desnatado e assim ajuda a acelerar o processo de emagrecimento e consequentemente a absorção de gordura.
Assim, se está numa dieta de emagrecimento, o leite desnatado é maior que o semi-desnatado.
Quais são os benefícios do leite desnatado?
A seguir vamos falar de alguns benefícios do leite desnatado para você colocar na despensa de sua casa.
Diminui o colesterol ruim
O excesso de colesterol ruim faz com que aumente a gordura nas veias e artérias, dificultando as hemácias (glóbulos vermelhos) a passar o sangue para o coração e fazer a troca gasosa (oxigênio e gás carbônico) vindo da respiração. Por isso, beber leite semi-desnatado ajuda a criar lipídios que absorvem o colesterol ruim.
Controle da hipertensão
Por ser rico em cálcio, potássio e magnésio, eles ajudam a diminuir o excesso de sódio no corpo, uma vez que é aumento da pressão sanguínea no corpo.
Aumento da imunidade
Em tempos de pandemia, o nosso corpo precisa de imunidade para produzir anticorpos e se defender de um ataque de vírus. Uma destas formas é beber bastante leite desnatado.
Por ser rico em proteínas, elas geram aminoácidos que ajudam a acelerar vários processos biológicos, um deles a produção de anticorpos.
Diminuição do estresse
Pesquisadores apontam que beber um copo de leite ajuda a trazer energia e promove o relaxamento muscular. Assim, diminui a tensão e consequentemente o estresse feito pelas atividades do cotidiano.
Alivia a azia estomacal
Por fim, precisamos apresentar o último benefício do leite desnatado. Isto acontece porque as proteínas do leite ajudam a fortalecer os músculos do esôfago e assim faz com que o órgão não promova o refluxo. Além disso, o líquido é alcalino e ideal para neutralizar o ácido estomacal.
Agora sabendo das vantagens do leite semi-desnatado e saber se engorda ou emagrece, corra para o supermercado e pegue o seu produto preferido. Ou, compartilhe para o máximo de pessoas que tenham esta mesma dúvida.