Quando falamos de alimentos mais famosos no mundo inteiro, um dos que já vem à cabeça são os ovos de galinha. Independente do país em que se esteja, sempre haverá receitas envolvendo essas delícias tão versáteis e baratas.
Uma receita geralmente utilizada para os iniciantes de cozinha é o ovo frito no óleo quente. No entanto, o ovo frito está entre um dos alimentos que se devem evitar de serem consumidos fritos devido a uma série de fatores. Será que sua versão feita no azeite seria mais saudável? Para conferir essa e mais perguntas, continue conosco.
É possível fritar o ovo com azeite?
Sim! Para você que não consome manteiga e nem possui óleo no momento, saiba que quando o azeite de oliva, seja ele Gallo ou Extravirgem, é aquecido, ele fica com propriedades semelhantes a do óleo aquecido, ou seja, é capaz de fritar as coisas.
No entanto, é recomendado para a fritura o Extravirgem, pois além dele aquecer relativamente mais rápido, existem algumas propriedades do composto que deixam o ovo mais saudável ao ser usado com ele.
Qual o melhor tipo de azeite para fritura?
A partir daqui entramos em um pequeno conflito pelos apreciadores de comidas fritas. Apesar do óleo deixar as comidas fritas mais suculentas e ser mais barato do que o azeite, em termos de saúde, o azeite de oliva extravirgem é o mais saudável para usar nas frituras pois não há liberação de gorduras perigosas que geralmente atrasam o funcionamento do organismo.
Além disso, vale lembrar que o mito que afirma que levar o azeite para o fogo é perigoso para a saúde já foi contestado há muito tempo. O que se tinha era uma dúvida se ao ser posto em altas temperaturas, as gorduras presentes no azeite poderiam se decompor e formar aldeídos, composições tóxicas para o corpo. Felizmente, cientistas já comprovaram o oposto: o azeite produz menos substâncias danosas ao corpo quando aquecido.
Ovo frito no azeite engorda ou não?
Não, pelo contrário! O uso de ovos fritos seria um problema caso fossem feitos em óleo de cozinha normal, devido a sua composição liberar certos tipos de gorduras que se oxidam no meio do calor da panela. No entanto, o mesmo não ocorre com o ovo frito no azeite, como já expliquei lá atrás.
Portanto, o ovo frito no azeite pode ser utilizado como uma forma de substituir proteínas mais difíceis de serem digeridas, como por exemplo a carne vermelha utilizada com bastante frequência. Novamente, opte pelo azeite extravirgem para realizar as frituras. Outro ponto importante é comer em quantidades balanceadas, cerca de dois ovos por dia é o bastante.
Quais são as proteínas do ovo frito com azeite?
Que o ovo é uma verdadeira fonte de proteínas de qualidade, todo mundo sabe. Afinal, é fácil encontrá-lo presente em muitas das dietas montadas pelos nutricionistas, tanto para ganho como perda de peso.
Quanto a quantidade de proteínas, quando ele está em sua forma final, frito no azeite, ele fica com aproximadamente 5,85 gramas no total. Uma quantidade boa e de fácil absorção para o corpo humano.
Quais as calorias do ovo com azeite?
Segundo os cálculos feitos pelos especialistas, o ovo frito no azeite tem uma média de 118 calorias, uma quantidade ótima tanto para pessoas que estão de dieta, como para os que procuram uma alimentação melhor e mais leve. Creio não haver mais dúvidas de que aderir a esse alimento é uma excelente opção, certo?
Com isso, chegamos ao fim. Espera-se que com tudo que foi mostrado, você agora tenha mais conhecimento sobre as propriedades do ovo e também saiba as vantagens de consumi-lo frito no azeite. Se gostou do texto, não esqueça de compartilhar para ajudar na divulgação e para ficar por dentro de mais conteúdos que envolvem saúde, continue a ler os textos do site.