Consumido desde a infância por nós humanos, o leite de vaca é um produto que possui uma composição rica em macro e micronutrientes e que pode ser um parceiro e tanto na constituição de uma boa dieta. Mas é verdade também que ele ainda gera dúvidas sobre o seu consumo saudável, sobre possíveis problemas de saúde que pode provocar e também se ele engorda.
Antes de sair por aí comentando esse tipo de coisa sobre temas como esse, é importante ficar bem informado. Este conteúdo vai trazer todas as principais informações que você precisa saber sobre o leite de vaca, sua composição, cuidados que devem ser tomados e se ele engorda de fato ou não. Aproveite a leitura.
Quais os benefícios do leite de vaca?
Não é à toa que o leite de vaca é muito consumido em todo o mundo. Sua popularidade se deve muito aos benefícios que oferece a quem o bebe. Além de possuir nutrientes de qualidade e em quantidades consideráveis, como a proteína e o cálcio, o leite de vaca também contribui na prevenção de alguns problemas de saúde e na melhoria do funcionamento do corpo de uma maneira geral.
Por ter bastante cálcio e também vitamina D, o leite ajuda na prevenção da osteoporose e, por possuir muitos aminoácidos considerados anti-hipertensivos, também ajuda no controle da pressão alta. Além disso, também é muito bom para a construção e manutenção de massa muscular, por ter muita proteína, e para o bom funcionamento do sistema nervoso e do intestino.
Que proteínas possui o leite de vaca?
O leite é rico em proteínas e possui mais de um tipo na sua composição. A que existe em maior quantidade é a caseína (integrando aproximadamente 80% do leite), mas também tem a b-lactoglobulina (16%) e a a-lactoalbumina (4%). Todas elas são importantes e ajudam a fornecer os aminoácidos que fazem do leite um alimento tão especial.
O leite de vaca engorda ou emagrece?
A resposta mais sensata para essa pergunta é: depende. O contexto alimentar no qual a pessoa está inserida e possíveis problemas de saúde que ela tenha, são elementos chaves na hora de saber se o leite de vaca pode engordar ou emagrecer.
Além de proteínas, o leite também tem carboidratos e gorduras (no caso do leite integral ou semidesnatado). Isso significa que sim, ele tem potencial para aumentar os níveis de massa gorda em uma pessoa, mas não quer dizer que isso de fato vai acontecer. É perfeitamente possível consumir a bebida sem ter problemas com a balança.
É importante lembrar também que existem três tipos de leite: o integral, o semidesnatado e o desnatado. Cada um deles possui uma composição nutricional específica no que se refere à presença de gordura. O integral tem todas as gorduras naturais do leite. O semidesnatado possui menos gordura (cerca de 2%) e o desnatado possui de 0% a 1% desse nutriente em sua composição.
Portanto, saber qual leite consumir, e em quais quantidades, é fundamental para saber se ele contribui para o emagrecimento ou para o processo de ganho de massa gorda. É preciso, acima de tudo, entender quais são as suas necessidades energéticas diárias para construir uma dieta capaz de promover o emagrecimento, com ou sem leite.
Quantas calorias possui um copo de leite?
Um copo de leite integral com 200ml de volume tem, em média, 117 calorias, o que representa aproximadamente 6% do valor energético que um adulto médio precisa diariamente. Os outros tipos de leite têm valores diferentes, por terem outra composição. O semidesnatado tem cerca 81 calorias e o desnatado possui 72 calorias, ambos tendo como referência o mesmo copo com 200ml.
Quando o leite de vaca pode não ser bom para a saúde?
Apesar do leite de vaca ser um alimento nutritivo e que traz muitos benefícios para a saúde, ele ainda merece um certo cuidado na hora de ser consumido. Isso se deve, principalmente, à quantidade de gordura saturada que ele possui. O consumo em grandes quantidades desse nutriente pode desencadear problemas relacionados a doenças cardiovasculares e AVC, por exemplo.
No entanto, alguns estudos mostram que o leite, e outros produtos lácteos, não têm uma influência direta no adoecimento das pessoas. Isso indica que é possível sim consumir o produto sem problemas mas, na dúvida, visite um profissional da nutrição ou seu médico e esclareça suas dúvidas sobre o assunto.
São eles que poderão dizer, com propriedade, se o consumo do leite de vaca pode te afetar de alguma forma, levando em consideração suas condições específicas.