O corpo humano precisa diariamente de uma grande quantidade de nutrientes e vitaminas para continuar a desempenhar bem as suas funções e manter os sistemas saudáveis. Por isso é importante uma alimentação saudável e balanceada, para que o corpo absorva a quantidade correta de cada vitamina.
Algumas dessas vitaminas são a C, D, K, e algumas muito importantes que são as do complexo B, como a B9 também conhecida como ácido fólico. Vitamina que desempenha papéis fundamentais na saúde corporal e no desenvolvimento fetal. Se deseja saber mais um pouco sobre o ácido fólico, fique atento às informações a seguir.
O que é o ácido fólico e para que serve?
Também denominado como folato, ou vitamina B9, o ácido fólico faz parte de uma cadeia de vitaminas, conhecida como vitaminas do complexo B. Exerce diversas funções no corpo humano e desempenha um papel importante no desenvolvimento humano.
Também apresenta um papel fundamental na proteção e em manter saudáveis outros sistemas do corpo, como o circulatório, ao manter as artérias saudáveis. Neurológico e também imunológico.
Para quem é recomendado o consumo de ácido fólico?
Diariamente podemos ingerir quantidades de ácido fólico sem mesmo saber, por sua presença em diversos alimentos que são base da nossa alimentação. Ou seja, o ácido fólico acaba sendo para qualquer pessoa, por suas propriedades atuarem em diversos sistemas e ajudar a manter a saúde.
Porém, essa vitamina é indicada principalmente para as gestantes, pois, auxilia diretamente nas células do crescimento e também no desenvolvimento do feto, principalmente para reduzir riscos de malformações do sistema nervoso e dos demais sistemas do feto.
O ácido fólico ajuda a engordar ou não?
Diferente do que algumas pessoas podem pensar, vitaminas e proteínas não possuem características que auxiliam no aumento do peso, assim o ácido fólico não ajuda a engordar, pois está inserido na categoria de vitaminas e sua ingestão pode ser realizada sem o receio de ganhar massa gorda.
Quais os principais benefícios do ácido fólico?
Além dos já falados benefícios, como a proteção de alguns sistemas, o ácido possui ainda outros benefícios para a saúde. Ele é capaz de auxiliar a manter a saúde cerebral e prevenir doenças como a depressão e também Alzheimer.
Quem deseja ter cabelos e pele saudáveis e com um excelente aspecto, essa é uma excelente opção, pois a vitamina auxilia no crescimento capilar e nas células de composição da pele.
É uma peça fundamental na formação e desenvolvimento fetal, com enfoque no seu sistema nervoso, por isso, logo nos primeiros meses os médicos receitam ácido para as gestantes.
Auxilia na prevenção da anemia, no qual atua na estimulação da formação de células importantes contidas no sangue, como os glóbulos vermelhos e brancos, plaquetas e entre outros. É ainda um importante componente com características anticancerígenas e responsável por auxiliar na prevenção de alguns tipos de câncer.
Porque não consumir ácido fólico em excesso?
Apesar dos seus inúmeros benefícios, quando consumido em excesso, o ácido fólico pode permanecer no corpo e ter seu armazenamento no fígado. Esse armazenamento pode causar vários sintomas como náuseas, febre, dores e entre outras. Além disso, a absorção do mineral zinco pode ser prejudicada pela quantidade excessiva de ácido fólico no corpo.
Algumas pesquisas mostram ainda que durante a gestação o excesso do ácido pode afetar a maturação de órgãos importantes do feto, como o encéfalo e com isso causar diversas outras patologias, incluindo o autismo.
O ácido é um grande aliado para a saúde, principalmente de bebês e gestantes, durante o período gestacional, porém, seu uso não pode ser excessivo, no qual, é necessário o acompanhamento por um médico e também nutricionista, para esclarecimentos sobre os benefícios e os malefícios do mesmo.