Alguns chamam de cream cracker, outros de bolacha salgada ou biscoito de água e sal, dependendo da região do país. Eles são excelentes alimentos leves e práticos, excelente para colocar no lanche da escola das crianças no lugar de alimentos gordurosos, como bolo de chocolate. Mas será que ele é um alimento gorduroso? Também pode engordar?
A seguir, vamos explicar a diferença dos biscoitos de água e sal e os recheados, quais são os mais gordurosos e, por fim, mostraremos os valores nutritivos de cada um dos alimentos.
O objetivo deste texto é mostrar que o alimento ideal para que a sua dieta seja bastante saudável, principalmente se for ingerir moderadamente.
Quem faz dieta pode comer biscoito água e sal?
Conforme os nutricionistas, os biscoitos consumidos em demasia não contribui para o emagrecimento. Por isso, o ideal é consumir em moderação, dado que ele é rico em gordura trans, que comendo em exagero pode aumentar o risco de doenças coronariana.
Além disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo da gordura trans seja de, no máximo, 2g.
Qual bolacha pode comer na dieta?
O ideal é comer bolachas que não sejam ricas em gordura trans, muitos carboidratos, pouco sódio para não provocar problemas na tireoide e tenham alguns elementos nutritivos, como fibras e proteínas.
Bolacha salgada engorda ou não?
Além de ser rico em gordura trans, a bolacha salgada é rica em sódio e é um alimento de calorias vazias. Ou seja, o seu consumo provoca a produção de gordura e não traz nenhum efeito energético que gere metabolismo, consequentemente energia para fazer as atividades do cotidiano.
Como não ajuda a gerar metabolismo, a bolacha salgada, consumida em excesso, portanto, pode engordar as pessoas em dieta. Com apenas seis biscoitos de água e sal, consome-se 50% do limite recomendado de gordura trans diário.
Entretanto, alimentando de três tradicionais biscoitos recheados, ele também atinge o limite máximo de gordura trans ideal para consumir.
Qual é a bolacha mais saudável?
Comparando com os biscoitos recheados e a bolacha salgada, é preferível ingerir a segunda opção. O recomendado é feito uma ou duas vezes por dia, no intervalo das três refeições visando diminuir a fome.
Recomenda-se que a ingestão de bolacha não deve ser feita ingerindo manteiga, queijo ou requeijão para intensificar mais a gordura.
Quais as melhores bolachas?
Das marcas de bolachas, procura-se aquelas ricas em fibras ou grãos integrais (como gergelim), que ajudam a aumentar o metabolismo e dá aquela mesma sensação de saciedade. Uma das marcas famosas é a Granofibra da Parati, Club Social, Jasmine, Taeq e o Nesfit para quem quer um lanche saudável, fornece saciedade e é rico em fibras.
Mas, o que são alimentos ricos em fibras? São substâncias que dão sensação de saciedade, uma vez que seus compostos ajudam a absorver a gorduras e glicose, ajudando a controlar os níveis de colesterol e glicemia.
Ainda mais, os nutricionistas apontam que alimentos com fibra evita diarreia e regula o intestino preso. Os nutricionistas recomendam a ingestão de frutas, nozes ou castanhas, que possuem em sua composição vitaminas, glicose para gerar energia e outros nutrientes.
Agora, hora de selecionar a melhor bolacha para garantir a sua saciedade e tenha o menor índice de gordura trans e realizar um lanche bastante saudável.