Quer saber se pipoca engorda? Saborosa, simples na hora do preparo e uma das opções mais rápidas de lanchinho, a pipoca é uma das queridinhas de todo brasileiro! Seja para assistir aquela série maravilhosa ou aquele filme empolgante, a pipoca sempre será uma das melhores companheiras da sessão cinema de uma tarde ou uma noite na frente da TV!
O que muitos não sabem, é que este lanchinho possui fibras e vitaminas bastante importantes ao corpo humano! Pois é, a pipoca é tão gostosa que nunca ligamos essa belezinha à alimentação saudável. Mas acredite! Ela possui diversas características e benefícios que ajudam e muito o bom funcionamento digestivo, além de prevenir diversos problemas de saúde seríssimos.
Você não sabia disso, não é?! Então é só ficar ligado nas informações que estão vindo por ai!
Mas, será mesmo que pipoca engorda?
O que muitos não sabem é que a pipoca é muito mais saudável que vários outros alimentos que existem por aí, principalmente quando o seu preparo não se utilizar de manteiga ou óleo, pois quando é formada apenas pelo calor, a pipoca oferece fibras, oxidantes e vitaminas que são completamente positivos ao organismo.
As fibras são responsáveis pela saúde intestinal, e portanto, são imprescindíveis para que todas as funcionalidades do corpo estejam adequadas. Quando o corpo funciona adequadamente, a saúde é efetiva!
Pipoca é low carb?
A dieta low carb nada mais é que a eliminação de alimentos que possuem muitos carboidratos da sua mesa no seu seu dia-a-dia. Com isso, as pipocas fazem parte de uma categoria de alimentos com baixo teor de carboidratos, do tipo complexos e por isso não seria adequado encaixá-la na dieta low carb.
Isso significa dizer que a sua absorção pelo organismo é mais lenta. Dessa forma, além do mencionado, na constituição da pipoca existem carboidratos, e o que muitos não sabem, é que quando ela é ingerida com algum líquido de baixa caloria e açúcar, suas propriedades antioxidantes podem ser ainda maiores que as do alface!
Benefícios da pipoca
Dentre os principais benefícios da pipoca, podemos citar os seguintes. Eles são muito importantes para a saúde e auxiliam aqueles que querem aproveitar o alimento em pról de um organismo saudável!
- Favorece ao sistema digestivo;
- Controla a absorção do açúcar pelo sangue;
- Auxilia no Colesterol ruim, controlando-o;
- Pode ser positiva aos problemas cardiovasculares;
- Evita o envelhecimento da pele;
- Previne o Câncer;
- Evita o desenvolvimento de doenças degenerativas;
- Reduz cólicas menstruais.
A pipoca ainda que seja consumida em momentos de descontração, tendo um sabor que muitas vezes acaba sendo ligado à alimentação calórica é um dos alimentos que favorece o sistema digestivo significativamente, controla a absorção do açúcar sendo uma ótima opção de lanche saudável para aquelas pessoas que sofrem de diabetes, além de ser uma auxiliar ao colesterol ruim, podendo ser positiva inclusive aos problemas cardiovasculares.
Além desses benefícios, antes de saber se a pipoca engorda, pode ser auxiliar no impedimento de envelhecimento da pele, e protege o organismo do desenvolvimento de doenças degenerativas e de problemas sérios como o câncer, sem contar que é uma ótima redutora de cólicas menstruais!
Isso mesmo, você que é mulher e sofre muito com cólicas nesta etapa do mês, capricha na pipoquinha a tarde que a pipoca possui carboidratos que amenizam a irratibilidade no útero, além de serem fontes de serotonina, um dos hormônios que fazem se sentir bem, podendo ser uma boa escolha para pessoas que sofrem de depressão ou que estão um pouco para baixo.
Calorias da pipoca
A pipoca engorda somente se for de microondas. Cem gramas de pipoca equivalem a 375 calorias. Ou seja, quase seis xícaras de pipoca equivalem às 375 calorias mencionadas, e isso dependerá da forma de seu preparo.
Ainda que a pipoca não seja adequada à dieta low carb, não significa dizer que ela possa ser adequada a outras dietas existentes. Com esse número de calorias, consumindo o suficiente sem exageros, você pode manter a sua alimentação equilibrada sem deixar de se deliciar com um bom lanche.
É, portanto, bastante aliada a diversas outras dietas. Suas baixas calorias trazem efetividade na perda do peso!
Pipoca tem carboidrato?
Sim! As pipocas possuem uma quantidade relativamente baixa de carboidratos, cuja absorção pelo organismo é mais lenta e a sua quantidade varia entre 70 e 74 gramas. Além dos carboidratos, as pipocas possuem fibras,vitaminas e minerais provenientes do milho, podendo ser adequada à dieta de uma pessoa diabética sem que existam prejuízos a mesma. Mas, para adequá-la a estas pessoas, é necessário respeitar o preparo mais saudável possível, que não envolva a adição de sal exageradamente, nem ao menos qualquer tipo de cobertura doce dentro dos padrões de proibição.
O ideal é que seja sempre procurado um profissional nutricionista com especialização em dietoterapia, para indicar a dieta mais apropriada a cada problema de saúde, seja a diabetes ou outras doenças provenientes da má alimentação.
Por fim, é válido ressaltar uma receitinha de pipoca saudável, na qual você precisará de:
- ½ xícara de milho de pipoca;
- 1 potinho de plástico;
- 2 folhas de papel toalha;
- 1 microondas;
- Sal a gosto.
Modo de preparo
Você colocará o papel toalha forrando o recipiente de plástico, e vai adicionar o milho de pipoca nele. Levando ao microondas, o configure em três minutos, ou deixe na temperatura média até que pare de estourar. Lembre-se de tampar o recipiente, pois caso contrário, a pipoca ficará toda espaçada dentro do microondas, se tornando uma grande bagunça. Logo depois, adicione o sal sem exageros e estará pronta a sua pipoca saudável.
Caso não conte com a viabilização de um microondas, você também pode prepará-la no fogão. Você usará a mesma quantidade de pipoca, mas dessa vez, na panela será posto meio copo de água e logo em seguida o milho. Aqui, será necessário realizá-la com o fogo alto, e com isso esteja sempre atenta quanto seu auxílio mexendo a panela, para que não queime. Com a panela tampada, só desligue o fogo quando parar de estourar. Depois é só colocá-la em algum recipiente, adicionar o sal na quantidade que achar necessária e estará pronta a sua pipoca!
Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião!