Se a mortadela engorda ou não, é um corte frio italiano feito de carne de porco e geralmente guarnecido com pistache. É temperado com uma mistura de pimentão, cominho e alho, e tem uma textura gorduroso, em razão de uma boa dose de gordura de porco. Sua existência remonta ao Império Romano e, uns 2.000 anos depois, a mortadela está se espalhando pelo mundo!
Mortadela engorda?
Sim, a mortadela engorda e pode não ser a melhor opção para quem está fazendo dietas ou quer se manter com o peso ideal. A mortadela é uma linguiça grande, de origem italiana, produzida a partir da carne de porco e cortada em rodelas muito finas. O ingrediente pode pesar 200 quilos e daí são retiradas fatias muito grandes.
Seu nome vem do utensílio usado para moer carne, um pilão. A mortadela é feita de carne de porco finamente moída, à qual são adicionados cubos de gordura, especiarias e conservantes. A mistura de carne e gordura explica facilmente a distribuição dos nutrientes neste alimento: 20% de proteína e 25% de gordura. É, portanto, um prato bastante calórico que contém muita gordura saturada.
A mortadela é exportada!
Surpreendentemente, a mortadela é muito popular no Brasil. Tem o nome de mortadela. A explicação é simples, foram os imigrantes da Itália que trouxeram essa linguiça ao se estabelecerem no Brasil. Desde então, a mortadela se tornou muito popular.
Mas não é tudo, já que a mortadela também é consumida no Oriente Médio como no Líbano, Marrocos, Síria ou Israel. É feito ali de acordo com a cultura local e, portanto, se utiliza carne de boi ou cordeiro em vez de carne de porco. Na América do Norte, existe um tipo de carnes frias, muito próximas da mortadela, chamada bologna.
Mortadela para a dieta
Basta olhar o perfil nutricional da mortadela para entender que seu teor de gordura não é muito compatível com o objetivo de uma dieta para emagrecer. A quantidade de proteína que carrega é bastante interessante, mas os lipídios estão muito presentes, especialmente porque é principalmente gordura saturada.
Por isso, é melhor evitar a mortadela como aperitivo! Escolha um alimento mais magro, como peru ou frango fatiado. A carne de mortadela também é uma charcutaria.
Mortadela para o atleta
Com seus 20 gramas de proteína por 100 gramas, a mortadela pode parecer interessante para um atleta. No entanto, essa não é uma boa ideia, pois também fornece 25 gramas de gordura. No entanto, um atleta geralmente busca ganhar músculos sem ganhar muita gordura. Portanto, precisa de fontes de proteína magra, como peito de frango. A mortadela, deve ser consumida com mais moderação para não prejudicar o bom andamento e recuperação do esportista.
O que é mortadela, exatamente?
“Mortadela” é um termo genérico para descrever um corte frio feito de restos de carne de porco e pedaços de gordura de porco, que é adicionado à mistura em cubos e dá à mortadela suas reveladoras bolinhas brancas quando fatiado. Se você quiser ser mais específico, a “verdadeira” mortadela seria Mortadella Bologna, um produto com indicação geográfica protegida (IGP) feito em regiões italianas selecionadas.
A seleção de mortadela produzida na Itália nos EUA é um tanto limitada devido aos requisitos de produção restritivos do FDA.
Toda mortadela importada da Itália para os EUA é no estilo “clássico”. Você não vê a biodiversidade de mortadela nos Estados Unidos que você vê na Itália. Na Itália, ele explica, existem toneladas de variedades de mortadela com diferentes métodos de produção, proporções de carne para gordura e misturas.
E a “Bologna”?
O que chamamos de “bolonha” é um parente distante da mortadela, que se acredita ter chegado à América por meio da imigração alemã. As principais diferenças entre mortadela e bologna são duplas: Fazer mortadela envolve um processo muito mais simples, resultando em uma textura menos gordurosa e matizada que a mortadela, além de poder ser produzida com outras carnes moídas junto com a carne de porco, como a bovina.
Ambas, de fato, estão disponíveis no Brasil e fazem parte de cafés da manhã de uma diversidade de pessoas pelo país. Trata-se de um ingrediente delicioso para acompanhar o pãozinho da tarde, também.
O que fazer com a mortadela
Atualmente, os chefs parecem mais pressionados para pensar em pratos que seriam melhorados com a mortadela. Na massa, a mortadela pode ser usada no lugar de outra carne curada como o bacon (em outras palavras, cortada em rodelas e crocante até o esquecimento) ou como recheio para formas recheadas de macarrão.
Agora que você já sabe se a mortadela engorda ou não, pode aderi-la à sua rotina alimentícia de acordo com as suas expectativas. Uma vez ou outra, dentro do seu cardápio, não prejudicará a saúde. Mas se a intenção é perder peso e obter a silhueta dos seus sonhos, ela pode não ser a melhor aliada.
Compartilhe conosco a sua opinião: você consome mortadela diariamente? uma vez por semana? conte-nos a partir dos comentários!